Histórico do Projeto

O estudo de projeto básico da PCH Lajeado teve início após o levantamento do inventário hidroelétrico de todo o curso do rio Indaiá Grande. A partir deste estágio, os idealizadores da Hidroelétrica Lajeado Ltda. começaram os estudos para a viabilização deste aproveitamento.

O Projeto da PCH tramita na ANEEL, sob o número 48500.002225/2011-57. Seu registro ativo foi efetivado pelo despacho nº 2276 de 30 de maio de 2011, conforme publicado no DOU em 31.05.2011, que comprometeu a Hidroelétrica Lajeado Ltda. a encaminhar o Projeto Técnico à Agência Nacional de Energia Elétrica até 31.07.2012.

Os estudos do Projeto Técnico incluíram medições em campo, levantamento da ocupação e uso da bacia, medições de níveis e implantação de marcos de referência para serviços de topografia e outros. Na região da PCH LAJEADO, procederam-se investigações minuciosas com vistas ao início do Projeto Básico abrangendo questões como estudos de alternativas, orçamento preliminar e custos de geração, auscultações sobre a aquisição das terras, estudos de interligação energética, avaliações do mercado e do quadro político e aspectos restritivos e de oportunidades ambientais.

A conclusão deste processo foi que, dentre as variáveis identificadas, o estudo de alternativas mostrou que o arranjo selecionado seria a melhor opção, com orçamento, possibilidades técnicas, politicas sociais e ambientais aceitáveis, imprescindíveis para viabilizar esse projeto.

Nestas condições constituiu-se uma sociedade para organizar os procedimentos jurídicos e conduzir as decisões de contratar os serviços e estudos do Projeto Básico e depois outros, que incluíram os ambientais, encaminhando-se para as autorizações e licenciamentos nos diferentes órgãos da administração pública.